As doenças que mais afetam as mulheres
Março é o mês das mulheres, e por isso, hoje, nós da Nova Clínica Canal Pereira vamos abordar um assunto muito importante aqui em nosso blog. As mulheres possuem um sistema imunológico melhor do que os homens, ou seja, respondem de forma mais eficiente a infecções. De acordo com estudos realizados por diversos cientistas, podem haver diversas razões para explicar o fato: o estrogênio - hormônio sexual feminino, ativa as células envolvidas em respostas antivirais, enquanto a testosterona tem propriedades anti-inflamatórias. Outra hipótese é de que, a proteína TLR7, produzida num gene que fica no cromossomo X é responsável por detectar vírus e ativar a reação do organismo, e as mulheres possuem duas versões do cromossomo (XX).
Apesar de ter uma imunidade melhor e adoecer com menos frequência, o sistema imunológico também pode ser um vilão para as mulheres. O excesso de defesas do organismo faz com que doenças autoimunes apareçam. Confira abaixo, as doenças que mais afetam as mulheres:
Esclerose Múltipla:
A Esclerose Múltipla ou EM, como é conhecida, atinge quatro vezes mais mulheres do que homens, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). Ela surge quando o sistema imunológico ataca a camada que protege as células nervosas e faz com que os impulsos nervosos do corpo sejam interrompidos ou diminuídos. Os sintomas que a doença apresenta são: dificuldade motoras e sensitivas, como: perda de visão, paralisia muscular, dormência, queixas urinárias e intestinais.
Lupus
Diferentemente da Esclerose Múltipla, essa doença surge quando o sistema imunológico ataca a pele, articulações e outros órgãos. Os principais sintomas da doença são: dores de cabeça, cansaço, inchaço nos pés, mãos e olhos, além de perda excessiva de cabelo. Em casos mais graves, podem haver problemas musculares, cardíacos e renais.
Câncer de mama
A neoplasia da mama é um tumor maligno que se desenvolve devido a alterações genéticas em algum conjunto de células da mama. Os principais sintomas são: inchaço de toda ou parte de uma mama, edema da pele, vermelhidão da pele, inversão do mamilo e nódulo único endurecido. É uma doença que atinge muito mais mulheres do que homens (cerca de um homem para cada 135 mulheres) e o cancro de mama representa por volta de 25% de todos os cancros diagnosticados nas mulheres.
Depressão
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), essa doença já atinge 5% da população mundial e desse total, dois terços são mulheres. Apesar de não haver apenas uma razão para entender a causa da depressão, acredita-se que os fatores hormonais tenham forte influência, assim como os psicossociais e psicológicos. Além disso, a doença ainda pode ser associada a determinadas patologias (neurológicas, oncológicas ou infecciosas) e como efeito secundário de alguns medicamentos. Os principais sintomas são: falta de ânimo, tristeza profunda, dificuldade de concentração e na tomada de decisões, distúrbios de sono e falta de apetite e energia.
Esteja sempre atenta aos sinais do seu corpo e visite um médico da Nova Clinica Canal Pereira regularmente. A prevenção é sempre o melhor caminho! Entre em contato conosco e agende uma consulta, sem vínculos e sem burocracias: (11) 4487- 4750 ou Whatsapp: (11) 95656-3932.