Coronavírus: tudo o que você precisa saber para se prevenir

O que é

Os coronavírus (CoV) são uma família viral que causam infecções respiratórias e estas doenças podem ser leves ou moderadas, se assemelhando a resfriados comuns. Não raramente, as pessoas se infectam pelo coronavírus ao longo da vida, especialmente, as crianças pequenas. Os vírus mais comuns são alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43 e HKU1.

São conhecidos desde meados dos anos 1960 e, desde então, o novo coronavírus é o segundo da família que mais assolou o planeta como um todo. O primeiro caso foi em 2002, também originado na China, onde o coronavírus causou síndromes respiratórias graves, conhecidas como SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome).

Esta epidemia atingiu mais de doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia, infectando mais de 8 mil pessoas e somando em torno de 800 mortes, antes de ser controlada em 2003. Em 2012 teve outro caso, MERS (Middle East Respiratory Syndrome), que foi originado na Arábia Saudita e se alastrou para o Oriente Médio, Europa e África. Ocorreram 790 mortes associadas, somando os casos de 2018.

Como começou e porque se alastrou de forma rápida

O novo coronavírus teve origem no dia 31 de dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan, metrópole com mais de 11 milhões de habitantes. Começou com casos de pneumonia, após um surto que atingiu pessoas que tiveram alguma associação a um mercado de frutos do mar. Com isso, a suspeita inicial era de que a transmissão deste vírus se dava por contato com animais marinhos.

Em janeiro de 2020, o coronavírus chegou ao Japão, Coreia do Sul, Tailândia, Taiwan, Estados Unidos e Austrália. E, até agora, março, o 19-CoV se faz presente em quase 70 países, com mais de 127.800 infectados e de 4.700 mortes, sendo idosos e pessoas com imunidade baixa os mais atingidos.

Segundo estudo de cientistas, o contágio aconteceu de forma extremamente rápida porque o novo coronavírus pode ter características que o faz mais transmissível e adaptável ao ser humano.

 

Sintomas

Os principais sintomas que uma pessoa infectada pode apresentar são:

1) Coriza;

2) Tosse;

3) Dor de garganta;

4) Febre.

 

Algumas vezes podem causar infecções das vias respiratórias inferiores, como pneumonia. Esse quadro é mais comum em pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou em idosos, como já citado acima. Como prevenir Algumas medidas já tomadas no dia-a-dia devem ser redobradas neste período de fácil contágio. São elas:

1) Lavar bem as mãos com água e sabão;

2) Quando não puder lavar as mãos, usar álcool em gel;

3) Cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir;

4) Manter os ambientes bem ventilados;

5) Evitar aglomerações se estiver doente;

6) Não compartilhar objetos pessoais;

7) Evitar cumprimentos com beijos e apertos de mão.

 

Todo cuidado é pouco! Proteja você e sua família!

Escrito por: Agência Oxigenium

Mais notícias

Receba notícias e novidades