Não se engane, obesidade é doença!

É importante ter amor próprio e amar seu corpo, mas também é necessário entender que o peso excessivo pode trazer sérios problemas à sua saúde. A obesidade é um assunto sério, mas muitas pessoas não dão a devida atenção.

 

Os riscos trazidos por esta doença incluem hipertensão arterial sistêmica, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, insuficiência cardíaca, distúrbios do colesterol ou triglicerídeos, apneia do sono, além de diversos tipos de câncer. Isto significa que o risco de vida que o indivíduo corre, é elevado. Já as consequências são a dificuldade de locomoção e respiração, problemas nas articulações e, inclusive, dificuldade para se higienizar.

Os fatores que levam a pessoa a ser obesa são o mau hábito alimentar, o sedentarismo, doenças psicossociais (como depressão e transtorno de ansiedade), doenças como da tireóide e, até mesmo, a genética pode aumentar suscetibilidade do ganho de peso.

Mas quando uma pessoa é considerada obesa? Para saber se o indivíduo está em seu peso ideal ou não, é calculado o peso vezes a altura ao quadrado. Desta forma é encontrado o valor do IMC, ou Índice de Massa Corporal. Quando o IMC é maior ou igual a 30, é considerado obesidade. 

Mas para reverter este quadro é imprescindível, primeiramente, que a pessoa reconheça sua situação e aceite a mudança. O indivíduo deve começar procurando um endocrinologista para que este o avalie e, posteriormente, nutrólogo e/ou nutricionista. A partir de então, seus hábitos deverão mudar, tanto na alimentação, quanto na prática de atividades físicas regulares, além de sempre manter a mente saudável. 

A Clínica Canal Pereira conta com diversos profissionais capacitados para ajudar e acompanhar o tratamento desta doença. Sempre te auxiliando e apoiando para você obter o melhor resultado. 



Escrito por: Agência Oxigenium

Mais notícias

Receba notícias e novidades