Setembro Amarelo: Falar é a melhor solução
Setembro Amarelo consiste em uma campanha de conscientização e prevenção do suicídio por meio de ações que promovem o debate sobre o tema. Por iniciativa do International Association for Suicide Prevention, o dia 10 de setembro foi o escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio a fim de disseminar informação e diminuir o preconceito, auxiliando os que necessitam de ajuda.
A melhor maneira de conscientizar a população sobre o suicídio é com educação e informações pertinentes e responsáveis. O assunto, apesar de cada vez mais discutido, ainda é considerado um tabu, o que dificulta a observação de sinais e a busca por ajuda. No Brasil, o suicídio é considerado uma questão de saúde pública, com 32 casos por dia, de acordo com dados oficiais.
Orientação profissional é de extrema importância em casos como estes, mas todos nós podemos auxiliar uma pessoa que esteja passando por esta situação. Interessar-se e ouvir o que o outro tem a dizer é imprescindível. Aproximar-se sem julgamento e deixar com que a pessoa desabafe, sem críticas ou conselhos considerados lugares-comuns. Pessoas em crises suicidas sentem-se sozinhas, isoladas e incompreendidas. É importante deixá-la saber que você é um ombro amigo e não alguém que vai julgar os seus sentimentos.
O CVV (Centro de Valorização da Vida) é um dos programas de prevenção do suicídio e apoio emocional, atuantes no Brasil, que oferece suporte de forma totalmente gratuita para quem precisa de ajuda. Caso você conheça alguém que esteja passando por esta situação, indique trabalhos como o do CVV e busque por ajuda especializada.
Fonte: https://www.cvv.org.br